segunda-feira, 12 de setembro de 2011

De minha leitura para a tua - Lendo Salmo 103: 8 - 10

Em um trecho de Hamlet, Sheakespear encena com palavras o Imediato do Rei dizendo ao príncipe Hamlet que cuidará de uns atores convidados pelo Palácio como "eles merecem". Hamlet, imediatamente explode de raiva encarando o Imediato e dizendo que se tratarmos a todos como todos merecem, quem escapará do chicote? E termina sua fala afirmando que quanto menos alguém for "merecedor", maior e mais digna esta pessoa é, e maior será a generosidade daquele que a acolher. Lembrando disso, lembremos de nossa Fé:

Salmo 103: 8 - 10

"O SENHOR é compassivo e misericordioso,
mui paciente e cheio de amor.
Não acusa sem cessar
nem fica ressentido para sempre;
não nos trata conforme os nossos pecados
nem nos retribui conforme as nossas iniqüidades."

Sempre rachei em minha cabeça nosso Deus em dois: um Antigo e um Novo. Esqueci-me de que somente as Sagradas Escrituras se organizam assim. Sempre dividi em minha cabeça a justiça de Deus em duas: àqueles que são bons e àqueles que são maus. Esqueci-me de que assim fazem os homens, e não Deus. Sempre rachei em minha cabeça o perdão Divino em dois: aos pecados confessados e aos guardados. Esqueci-me de que sou eu quem me destruo deste jeito. O único Deus é um; o "um" Deus é único.

O Senhor compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor, independe de mim para me amar. Graças a Deus não sou tratado como mereço, graças a Deus minha culpa é levada de mim para a eterna distância do Oriente e do Ocidente. Graças a Deus não necessito caminhar com o fardo da acusação, e muito menos com medo de um Deus eternamente entristecido com minhas falhas. Assim como não deveria caber a mim medir minha culpabilidade, ou até a culpa do outro. Graças a Deus culpa não é mensurável, mas experimentada. Graças a Deus as experiências se transformam, enquanto que as coisas medidas apenas aumentam ou diminuem de tamanho. Graças a Deus não sou retribuído na balança, mas pela Nova Vida.

Se não caberia a Deus, o único, tratar os homens de acordo com sua culpa, seus pecados, suas iniquidades, que dirá ao homem, qualquer um ou um qualquer! Discursos, qualquer que seja o discurso, são medidos, pesados, rotuláveis e limitados, mas a Vida, somente é vivida e experimentada. De pecados e iniquidades, enganos e equívocos, todos sofremos. Pela Graça, todos somos alcançados. O Senhor compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor, muito me espera, carrega esperanças e é Fiel e Justo. Graças a Deus o que digo é relevado, o que faço é deixado de lado e não sou tratado pelos meus pecados, mas por sua paciência...

Se fôssemos tratados como merecemos, quem escaparia do chicote? Tratemo-nos como imerecíveis, como agraciados. Que a Graça de Deus, o nosso Senhor, esteja com todos nós!


Gratis i Kristus

Nenhum comentário:

Postar um comentário