segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Depois de sabido, é impossível "dessabê-lo"

"Disse Jesus: 'Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece'."

Tenho um tio que diz o seguinte: "A ignorância é uma bênção". Claro, faz todo o sentido. Depois de sabido algo, é impossível "dessabê-lo". O problema do saber é que este consigo traz um fardo, um fardo árduo e pesado de se carregar; a culpa. Enquanto ignorantes bebemos leite. Enquanto esvaziamo-nos de nossa ignorância, ou nos enchemos de "sabedoria" (no sentido de saber algo), começamos a comer comida sólida. Depois de alimentado com algo além do leite, o leite é insuficiente. Parece que cada vez que conhecemos alguma coisa, esta coisa nos rouba uma parte de nós, e por medo de nos perdermos de tudo o que somos, corremos atrás dessa coisa que conhecemos para recuperar o que nos foi roubado. O problema é que neste percurso conhecemos outras coisas, e estas outras coisas nos roubam outras partes, e passamos a correr atrás das várias coisas que nos roubaram várias partes. Isso não pára nunca! A menos que desistamos da corrida ou morramos no caminho. Mas não conseguimos desistir, e se chegarmos a este ponto, lutamos contra nossas próprias pernas, entramos em crise com nós mesmos, a famosa "crise existencial". Depois de sabido algo, é impossível "dessabê-lo".

Se somos como cegos, ou estamos nas trevas, um homem cospe no chão, faz um barro, pede para que lavemos nossos rostos e passamos a ver, um homem é a luz que veio ao mundo para espantar as trevas. Entretanto, como é bom viver a escuridão, como é bom manter-me cego! Quão difícil é seguir o Filho do Homem! Mal tenho onde reclinar a cabeça! Depois de sabido algo, é impossível "dessabê-lo"! Mas esta é a condição da liberdade... Sentir o gosto de ser livre traz rejeição pela escravidão. Como é bom ser livre! "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou!"; como é bom ter esta paz! "A minha paz vos dou"... Entretanto, quão difícil é assumir o controle da vida, como é difícil saber que decidir quem sou está em minhas mãos, como é viver sem Cristo depois de conhecê-lo! Como é difícil! Mas como é bonito! Depois de conhecida a vida, é impossível viver uma morte. Depois de sabida a vida, a Vida, a Vida Verdadeira, a Liberdade, é impossível "dessabê-la". Se agora enxergamos, carregamos conosco uma culpa, a parceira da nossa sabedoria... Depois de sabido, é impossível "dessabê-lo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário