quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Igreja do Diabo (Adaptação do conto de Machado de Assis)

Certo dia, percebendo que os tempos na humanidade eram outros, os homens tornavam-se cada dia mais céticos, suas histórias perdiam força, seu nome era motivo de chacota, competia-lhe zilhões de apelidos, carregava culpas que não lhe diziam respeito, por toda a história tivera um papel coadjuvante, sofria de demasiada desorganização e as seitas que levavam sua graça nada tinham a ver consigo, o Diabo recebeu uma revelação de seu espírito: "Vou construir uma igreja!". Agora, falando em voz alta para que seus súditos acompanhassem seu novo plano, o Diabo disse:

- Que sacada! Puta idéia fera! Travarei a batalha entre minha Bíblia Endiabrada e a Bíblia Sagrada, serei meu próprio profeta. A palavra de fato será a "Palavra do Diabo", já que falo por mim mesmo. Sem regras, dogmas, ritos e liturgias. Apenas marketing, propagandas, shows e confusão. E enquanto as outras religiões brigam entre si em busca de fiéis, a minha será única e abrangerá a todos. Há muitos modos de afirmar, mas só um de negar tudo.

Dito isto, o Diabo tomou o elevador e subiu até o andar celestial. Foi contar a novidade e desafiar o Ser Supremo. Enquanto ouvia a lira e as harpas que compunham a melodia que saia da caixinha de som do elevador, sua mente não parava de trabalhar:

- Tratarei logo de criar um mantra eletrônico e barulhento que repita bastante meus conceitos e valores sem sentido. Que foda.

Deus recebia um novo membro do Reino dos Céus no instante em que a porta metálica se abriu entre as nuvens, o sininho soou e o Diabo de braços abertos e um semblante cínico e assombrado, acompanhado de um sorriso maroto cheio de graça, disse:

- Fala Deus! Fala Deus!

- Que queres teimoso? respondeu o Todo Poderoso.

- O Senhor já ouviu falar de teu servo Jó? disse o Diabo dando leves risos.

- Brincadeira, brincadeira... era só para relembrar velhos tempos. continuou.

- Não vês que vossos gracejos e sarcasmos de nada valem aqui? respondeu o Senhor.

- Desculpe-me aparecer em hora não muito oportuna, já que estás recebendo o último dos homens que entrará nesta terra... ou melhor, neste Céu.

Com o semblante enfadonho e com o ar de "lá vem", Deus suspirou.

- Explica-te.

- Bom, não vai demorar muito para os céus ficarem vazios por causa do caminho, que é esburacado e mal sinalizado. Mas eu, em contra partida, agora construirei um novíssima rodovia, lisinha, tranquila, de fácil acesso e muito bem divulgada. E resumo isso em 3 palavras: construirei uma igreja. Vim te avisar e abrir o jogo para que não diga que estou trapaceando. É uma boa idéia vai?

- Vieste dizê-la, não legitima-la. advertiu o Senhor.

- Claro. Mas como o Senhor é amoroso e compreensível e tal... Eu vou para a terra e construir a minha Igreja.

- Vai. respondeu o Senhor.

- Quer que eu te avise quando terminar a obra?

- Não, pode ir já.

- Bom, eu não vou depois consolar-te pela derrota.

- Vai Diabo, vai.

Entendendo que o próximo passo do Divino seria expulsá-lo (provavelmente pela segunda vez) do Paraíso, o Diabo pôs-se acelerado para o elevador e dirigiu-se a terra.

Vestido de terno e gravata, em um púpto na forma de um troféu, o Diabo não temeu em assumir sua própria graça e pregar aos homens.

- Sim! Sou o Diabo. Mas fui apresentado a vós de maneira enganosa. Não sou aquele que puxa o pé da criança que não obedece. Não ando na calada da noite a espreita de uma alma culpada e muito menos sou o referente àqueles nomes que ganhei; tinhoso, pé preto, coisa ruim, Satã, chifrudo, coisudo, sombrio, Príncipe das Trevas, Pai da Mentira. Sou quem vos libertou do jugo de escravidão. Dei-lhes opções de escolherem o que quisessem. Livrei-os da monótona vida dependente das regras divinas e ajudei-os a ficarem em pé de igualdade, capazes de decidir por si próprios. Pois agora mostro a vocês o verdadeiro caminho, a religião que trará prosperidade, vida abundante, muito bem aproveitada e vencedora.

Prometia poder, conta bancária próspera, incentivava a ganância, luxúria, inveja e tudo o mais que aguçava o imediatismo humano. Invertia todos os valores. O próximo que seria amado, seria o próximo da fila nos relacionamentos sexuais ou financeiros (na verdade negociantes golpistas que derrubavam um ao outro de maneira igual). A indiferença reinava. Cada um por si, o Diabo com todos. Falava bem, montava shows, workshops, programas de rádio e televisão, só havia suas pregações na internet.

O plano diabólico deu certo. Em poucos anos todas as religiões extinguiram-se. Só existia a Igreja do Diabo. Sua liturgia da negação e dogmas do individualismo imperaram. Sua Bíblia a mais vendida, traduzida a todos os idiomas e seu nome não havia mais quem não conhecesse. A obra estava completa, concretizada e perfeita.

Mas, de andar e rodear a terra, uma descoberta assombrou o Diabo. O mal começou a ganhar espaço em sua religião. Encontrou ele um dia um homem famoso por ser glutão, às escondidas, reservando alguns sábados para jejum. Surpreendido rodou um pouco mais e viu um banqueiro tradicionalmente avarento elevando o salário de seus funcionários sem que ninguém soubesse. Um conhecido mão-leve de jogos de azar e baralho não apenas não roubando, como também devolvendo na calada da noite, sem criar alardes e chamar atenção, em dobro a quantia que roubara de outros. Descobriu céticos rezando em silêncio em seus quartos, prostitutas casando-se de maneira legal e mantendo-se fiéis a seus cônjujes e traficantes criando clínicas secretas.

O Diabo ficou estupefato. Espantado e abismado não sabia onde descansar os pés e repousar a cabeça. Indignara-se. Que se passa? Como isso é possível? Sem muitas opções, correu para o céu descobrir o que estava acontecendo e tirar algumas supostas satisfações.

Deus regava o Jardim Celeste quando o Diabo apareceu e disse:

- Que porra é essa? O que se passa? O que você fez?

Sem ar de superioridade, arrogância, mas, pelo contrário, cheio de complacência e doçura nos olhos, Deus não o interrompeu, não o repreendeu e muito menos triunfou. Apenas disse:

- Nada. Essa é a eterna e indecifrável contradição humana.

8 comentários:

  1. OI BRUNO EU FIZ UMA ADAPTAÇÃO DESSE TEXTO PARA UMA PEÇA DE TEATRO, MAS NUNCA CONSEGUIR TIRAR DO PAPEL.

    ResponderExcluir
  2. HA SÓ QUE NÃO NESSA VERSÃO, QUEM ATUALIZOU??

    ResponderExcluir
  3. oi bruno gostei muito poderia usá-la como uma peça para o meu trabalho da escola?

    ResponderExcluir