segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O fim dos tempos ; A volta de Cristo

Por esses dias (na plena falta do que fazer de férias), sentei próximo a uma roda de amigos que conversavam sobre a Bíblia. Sendo um assunto um tanto quanto atrativo para um seminarista (meu caso), reclinei a cabeça em direção a roda de conversa para ouvir e compreender melhor o que estava em discussão. Como normalmente são essas rodas de discussão sobre a Bíblia, a grande questão era sobre o "futuro". Dessa vez a palta não era se Deus conhecia ou não o futuro (graças a Deus, ou a roda ... sei la), mas como seria o que nos chamamos de "Apocalipse", ligado diretamente com o "fim dos tempos", e que parece gerar medo, preocupação e pânico nas pessoas.

É interessante que colocamos Apocalipse como fim, e, em outros idiomas como o ingles, por exemplo, chamam este livro de Revelação, o que dificulta a ligar a palavra ou o livro a um fim. O grande problema da discussão era "como será o fim dos tempos?", "o que acontecerá?", "vocês viram que agora tem um chip que se coloca no pulso direito?"

Na primeira brecha que abriram na conversa, o inimigo (eu) que estava a espreita como um leão, atacou com seus dardos inflamados da duvida e da reflexão. Minha primeira questão foi incendiar a roda com a pergunta "haverá mesmo um fim", depois, "literalmente como está escrito?", "será que não é possível agente enxergar o que quiser naquele bando de metáfora?". Por culpa de uma série de livros que se tornaram filme chamada "Deixados para trás", a idéia de um fim absurdo, pesado e drástico parece completamente aceita e indiscutível.

Com minhas perguntas e questionamentos, surgiram outras em minha direção, por parte da roda, a fim de descobrir como as coisas seriam (como se eu tivesse cara de oráculo, vidente, paranormal ou coisa do tipo). "Você acredita então que não terá fim? Que Jesus não vai voltar?"

Independente das respostas que as pessoas queiram, se há ou não um fim, se eu sei o futuro, se Deus estabeleceu esse fim, como Jesus vai voltar, se o mundo será destruído por fogo (porque teoricamente para quem crê nisso, não dá para ser por água já que Deus no dilúvio falou que não destruiria o mundo com água, mas em São Paulo e em praticamente todos os lugares do mundo pessoas morrem aos poucos afogadas e cidades destruidas por causa de chuva, mas tudo bem, eu sei que não é o mundo inteiro de uma vez e bla bla bla), a grande questão é: "como vemos a volta de Cristo (que chamamos de fim)?"

Bom, relacionamos a volta com ele surgindo, pessoas desaparecendo e o mundo entrando em colapso. Fato: o mundo está em colapso desde que o mundo é mundo. Ele entra e sai tão rapido desse colapso que o colapso em si é continuo. E se pensarmos bem no significado de uma volta de Cristo, de uma salvação da humanidade e de que o livro que temos medo, preocupação e pânico é a revelação de Cristo para João transmitir esperança e força para as pessoas suportarem a vida, é perceptível que algo está errado, porque nossa leitura nos leva a ao invés de salvar, condenar a humanidade e ao invés de esperança, terror.

Trabalhemos toda essa história e esse "fim dos tempos" ou volta de Cristo com a vida. Temos uma vida atribulada, colapsada, nosso mundinho um caos até no dia em que você percebe que um Jesus morreu por você, um Deus te ama e muda-se a maneira de viver. O nosso mundinho pessoal, nosso coração, caminha para uma outra rota, para um outro rumo, é trabalhado até ruir e acabar para dar lugar ao Reino de Deus, um Jesus que ressussita dentre os mortos, sobe ao Pai e retorna a sua vida. Agora já não é você mais que vive em você, mas Cristo vive em você. Já não é mais seu mundo, este ruiu, é um Reino de Deus, de paz, amor e que gera vida e vida em abundância.

Se o mundo vai acabar, se será em fogo, água, terra, coração (vai Capitão Planeta!) não importa! Basta a cada dia seu mal, o dia de amanhã sabe-se lá como será. Sabemos apenas que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã, e que há esperança, porque todos os dias um Jesus retorna para trazer o Reino para minha vida. E ai é minha opção de querer o Reino e a volta de Cristo em mim para que haja um fim dos tempos na minha maneira de ser eu e apenas eu, ou de continuar num mundo falido solitário. Se há fim não sei. Mas que Cristo volta todos os dias quando alguém ama o próximo e vive o Reino, eu sei.







OBS: Qual o problema do chip? A Bíblia é tão específica que diz que é um micro-chip de 0.3 mg que substitui sua carteira, dados pessoais e cartão de crédito? Isso ai facilitaria bastante a minha vida ... já sou quase adepto aos primeiros testes ... hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário