quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Se certeza nenhuma temos, qualquer decisão é certa

Alice, enquanto passeia pelo País das Maravilhas, chega em uma encruzilhada. Caminhos ao norte, nordeste, leste, sudeste, sul, sudoeste, oeste, noroeste e norte de novo. Para onde ir? Logo o Gato surge e indaga esta mesma questão. A dúvida permeia o coração da criança que em resposta exprime: "Não sei!". O Gato então utilizando de um sorriso sarcástico retruca com brilhantismo ironia: "Se não sabes para onde ir, qualquer caminho serve".

Fico fascinado com este trecho do antigo conto infantil, que de infantil nada tem. A dúvida abate de tal maneira a criança que está começando a compreender o mundo adulto de amanhã, que já não imagina qual possa ser a saída. Não sabe onde quer chegar. Não enxerga como são os caminhos que pode tomar e onde estes a irão levar. Se certeza nenhuma temos, qualquer decisão é certa, esta é a solução do Gato.

Tomemos nosso mundo adulto; estudamos e saudamos o passado, vivemos de nostalgia. Fazemos perspectivas, projeções e tentamos adivinhar o futuro. Traçamos planos e vivemos eles em nossas cabeças sem estes nem sequer existirem na vida real. Queremos refazer o passado e controlar o futuro, mesmo sem saber qual caminho tomar, como ele correrá e onde dará. Estamos em constantes encruzilhadas e vivemos com medo de dar o próximo passo, já que não sabemos onde os caminhos darão e as vezes nem aonde queremos eles dêem.

Conheci no feriado do Carnaval deste ano um cara chamado Alberto. Contou-me que quando prestara vestibular, escolhera biologia por não saber o que de fato queria e a única coisa que lhe interessara no colégio fora uma aula de dissecação de rato. Arriscou uma carreira tomando um caminho que nem imaginava onde daria, já que "se certeza nenhuma temos, qualquer decisão é certa". Hoje, ama o que faz, não se arrepende de nada.

Quando prestei e cursei Ciências Sociais, fiz isto por medo de arriscar a princípio o que move meu coração. Por não saber que caminho pegar, tentei traçar o meu baseado no dia de amanhã, no que imaginava que teria nesse percurso, e não era nada das expectativas que planejei. Refleti, parei, acalmei meu coração, tentei ouvi-lo e compreendi que precisava desde hoje correr atrás do que me importa, do que me faz andar, dos sonhos que moviam meu coração, não aonde eu queria chegar, mas, como uma aula de dissecação de rato, o que me interessava. Parei o caminho que estava trilhando, voltei, e por não saber o amanhã e onde/como chegaria, trabalhei a favor de meus instintos e faço apaixonado Teologia.

As vezes temos medo do amanhã. Mas é claro, não o enxergamos, e há uma gama de possibilidades que nos cercam. Como aprendi com um amigo conservador meu: "O grande problema da vida são as opções, por isso sou contra elas". Temos dúvida por falta de controle do amanhã. As opções se abrem e nós só podemos escolher uma por vez. Em certos momentos trilhamos por tanto tempo alguns caminhos que já não se é mais possível retornar ou tomar outro. Ainda assim, a grande questão é: "se certeza nenhuma temos, qualquer decisão é certa". Por essa maneira de enxergar a vida, percebemos que NÃO DEVEMOS VIVER O AMANHÃ ANTES QUE ELE CHEGUE, não precisamos inventar um futuro e buscá-lo, mas compreender o presente e vivê-lo.

Se a cada dia basta seu mal, se as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã (uma por vez), se o destino não está traçado, se a vida tem que ser vivida, se a vida por Cristo é vida em abundância, ela tem que ser vivida e consumida com intensidade. Um passo de cada vez, um tempo de cada vez, um dia após o outro, o presente tem que valer a pena, tem que ser vivido. Não sabemos onde os caminhos terminam, mas vamos conhecendo-os a medida que são trilhados e assim enxergamos as flores e as pedras que estão no meio, que podem ser cheiradas, aproveitadas, atiradas ou retiradas para que seja valoroso o tempo de viagem.

O presente de fato é um presente. É a única coisa concreta que temos. A dádiva Divina da vida não é para o antes ou para o depois, é para o agora. Para não nos sentirmos completamente desonerteados nestes caminhos, temos uma luz do mundo que foi levantada numa cruz para que todos vissem onde e como chegar. Para que a vida tivesse sentido e significado. O Caminho, a Verdade e a Vida nos norteia, apostamos em uma trilha e confiamos, já que o que se foi se foi e o que será talvez não seja. "Se certeza nenhuma temos, qualquer decisão é certa". Não tenha medo do próximo passo. Não tenha medo de onde suas opções podem o levar, apenas siga o que ama, norteie-se por valores que dêem sentido a vida e deixe que o amanhã... talvez nem Deus saiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário