quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Religiosidade Política


Sempre escrevo sobre Fé, religião e espiritualidade. Hoje postarei comentários de religiosos que partilham de sua religiosidade em todas as esferas de sua vida: muçulmanos.

A emissora de televisão "Al Jazeera" (que foi a emissora de televisão com a maior expansão de rede dos últimos anos) noticiou a eleição da primeira mulher governadora de distrito no Afeganistão - depois da queda do regime talibã em 2001-2002.



Saira, moradora de uma cidade onde habitam 5.000 famílias, disse, ao assumir, que governaria pela "mudança e pelo progresso". A Al Jazeera noticiou a posse da primeira mulher governadora de distrito com grande entusiasmo, o que gerou alguns comentários interessantes de muçulmanos em páginas do facebook e que tomei a liberdade de traduzir:

"Bosniaco Vero: Aljazeera, vocês são propagandistas. O que é governadora de distrito? Temos mulheres Governadoras provinciais, mulheres chefes de polícia e até uma ministra da guerra, mulheres com os homens sob seu controle e temos mulheres candidatas a eleições. Aljazeera é um fantoche do presidente do Ocidente. Booooo!!! [...] não houve momento na história islâmica em que as mulher eram mais respeitadas do que exatamente na era do Profeta Maomé, então o que você está falando?? Uma mulher governou Aleppo 800 anos atrás, uma mulher governou o Paquistão há 40 anos, por que as pessoas estão sendo estúpidas para agradar hipócritas do Ocidente??"

"Umar Abdul Farouq: Eu acho que as mulheres ganharam o direito de governar, o tempo do profeta Maomé foi totalmente diferente do nosso tempo. Homens deram às mulheres a paz de espírito naqueles dias, tudo o que oferecem hoje são a guerra, o desemprego, a fome, a mágoa... Querem comparar o tempo do profeta Maomé com Bashir al'Assad? Conosco, homens de hoje, nossas mulheres precisam é de cuidado para crescerem fortes, porque as coisas podem evoluir."

"Abdelali Azhari: Esperemos que a América aprenda com o resto do mundo e um dia logo eleja um presidente do sexo feminino. América é realmente o único país 'desenvolvido' que nunca teve um presidente do sexo feminino. É engraçado como os americanos criticam os outros de oprimir as mulheres, quando na verdade, as mulheres nos Estados Unidos são as mais oprimidas."

"Umar Abdul Farouq: Deus salve sua alma. Há alguns retardados que acreditam que as mulheres não devem governar sobre os homens, agora ela será infiel a eles! LOL."

"Shoaib Adam: Se os homens e as mulheres do Afeganistão estão fazendo isso para a guerra de gênero como no ocidente, em seguida, será a sua queda. Se eles estão fazendo para trazer o Islã de acordo com Deus e seu Mensageiro, que foi rotulado como terrorista, então talvez haja alguma coisa para falarmos sobre."

As posturas e decisões dos países muçulmanos se confundem com a religião, carregam explicitamente o fervor de sua Fé. Entretanto, em qual lugar no mundo uma decisão não é sustentada por crenças, confiança, experiência de Fé? Uns se justificam em cartas de direito "laicos", outros em uma política que tenta ser "fria", mas, qual não está seguro pela Fé e pelos desejos escondidos no fundo dos olhos dos homens? 



Gratis i Kristus



Um comentário:

  1. gostando do texto, lendo outros e ficando fã
    espero vc no meu blog tambem
    e se gostar, desejo q fique
    um abraço

    ResponderExcluir