quinta-feira, 12 de março de 2009

Solitário Salvador do Mundo

A idéia messiânica e/ou sebastianista e, porque não, "supermansista" de que há um herói, um inigualável salvador que resolverá todos os problemas e situações do mundo é ridicularizada, rejeitada e tida como pífia e ignorante por nossos saudosos pensadores e seus discípulos. Tem-se por pensadores os formuladores teóricos e analíticos de conceitos, idéias, suposições e constatações que expliquem, realcem ou produzam um fenômeno, acontecimento ou pensamento. Por discípulos, todos aqueles que almejam ser um saudoso pensador e exercita frequentemente sua capacidade de elaborar idéias, teorias e teses. Tais alunos e pupilos se estendem desde filhos, parentes, contemporâneos até jovens, universitários e pretendentes a pensador nem nascidos.
O problema é que aquela idéia de um super herói que salvará tudo e todos dos males que assolam nossas vidas a anos persiste e faz parte do cotidiano e das filosofias e pretensões de que a ridiculariza. Após meu ingresso na Universidade (onde se reunem os maiores ridicularizadores), percebi que cada um de nossos saudosos e discípulos de saudosos crê ter a solução para os problemas. Entram na faculdade com o ar e objetivo de mudar o mundo, absorvem os saudosos pensadores e suas pretensões, tentam aperfeiçoá-las e crêem piamente que em suas mãos reside a solução.
Os comunistas, anarquistas, sociólogos, economistas, antropólogos, cristãos, católicos, sikhs, muçulmanos e ateus, tem a fórmula secreta nunca testada por ninguém, só compreendida por eles como indivíduos e mais ou menos pelo grupo ao qual se incluiu para ganhar apoio em sua caminhada rumo a salvação. Todos Messias. Todos sebastiões. Todos Superman's.
O pior de tudo, é que além de ridicularizarem quem crê em um salvador que há de vir resolver tudo e, na realidade, crerem que são este salvador, ainda se vêem como solitários errantes trilhando a via dolorosa do martírio que resultará na vitória triunfal de suas idéias revolucionárias e salvadoras.
Haja contradição e pensamento vazio. Até parece que uma mudança e uma salvação depende apenas de uma pessoa. Todos sabem disso. Todos compreendem isso. Todos consideram ignorante quem crê que haja um Sebastião. Mas todos vivem como Messias. Todos são "O Solitário Salvador do Mundo."

Um comentário:

  1. Não desanime, Solitário Salvador do Mundo, apesar de as vezes achar que suas idéias são ridículas, não desista delas, pois é melhor lutar pelo que vc acredita do que perder a esperança e cruzar os braços. Lembre-se que um homem fez a toda a diferença e trouxe salvação a nós, e Ele acredita em vc.

    ResponderExcluir