quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A cada dia que passa

Cada dia que passa é um dia a mais vivo. Mas um dia a mais perto da morte. Não acredito que cumpramos destinos e decretos esquadrinhados pelo além, mas sou certo de que minha vida ruma para um fim, um fim comum a todos. Cada dia que passa estou mais próximo desse fim. Cada dia que passa é um dia a menos de vida. De qualquer jeito, estou morrendo aos poucos.

Estou morrendo. Todos estamos. A certeza do fim nos desespera. Sonhamos então com um bom fim. Entretanto, creio que a idéia da vida não é viver na espera de uma boa morte, mas morrer em função de uma boa vida.

Mortes tristes, pesadas, repentinas ou sofridas nos angustiam. Talvez Cristo não precisasse morrer da maneira trágica que morreu. Talvez a morte simples e tão frágil de Aquiles não precisasse ser como foi. Talvez Martin Luther King não precisasse morrer assassinado em um quarto de hotel. O que importa no fim não são os "talvezes", mas as certezas, de que estes de um jeito ou de outro caminhariam para o fim, porém não viveram em prol deste, mas em função de toda uma vida. A idéia de Cristo não era morrer, mas ensinar a viver. Aquiles não se importara com seu calcanhar pois sonhava em imortalizar sua coragem e apego aos sonhos. Martin Luther King era ciente de que muitos o queriam morto, mas esta não era sua preocupação, queria de fato dar sentido a sua luta.

Creio que a idéia da vida não é viver na espera de uma boa morte, mas morrer (todos os dias) em função de uma boa vida.

Um comentário:

  1. Amigo Bruno

    Gostei muito do seu blog, estou a partir de agora o seguindo, tentarei vir aqui mais vezes, e também comentar.

    Adicionei o link de seu blog, em minha lista de blogs favoritos, espero uma construção de amizade e de idéias.


    Bela e significativa postagem, pois de fato, o problema não é apenas a morte, mas a vida, sendo o nosso grande e maior desafio de todos os dias, viver.
    Só se pode morrer em paz, quem viveu a vida de maneira viva.
    A morte é um pesadelo ainda maior para os que não conseguem viver, mas apenas sobreviver.

    O sentido da vida é dar a cada dia, cada momento, lugar, pessoas e situação sentidos.
    O sentido de viver é uma construção, e não uma espécie de loteria, uma chegada, mas sim uma longa jornada construída com vida pelo viver.

    Quem não tem razão para morrer, não possui razão para viver.

    Abraços e volto em breve

    ResponderExcluir