quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Igreja sem paredes e hora marcada

"Amigos, apressem-se. Está na hora de irmos à igreja." - disse um rapaz.

O que será que diferencia uma igreja de uma casa? O que diferencia uma igreja de um shopping? O que diferencia uma igreja de qualquer outra construção dotada de paredes e portas? É interessante como numa frase simples está implícito um conceito de igreja que guia nossa religiosidade (no melhor sentido possível da palavra), nossa fé e nossa relação com o divino. É interessante como numa frase simples descobrimos que somos cristãos de hora marcada, Corpo de hora marcada, Igreja de hora marcada.

Definição básica de igreja: Corpo de Cristo/Noiva de Cristo/Sal da terra e Luz do mundo. Respostinha de nossas escolas dominical, mas sem reflexão de sentido e sem reflexão na nossa prática de vida. Não somos Corpo. Não somos noiva. Se somos, estamos desmembrados e divorciados. Não vivemos sob uma mesma missão e nem sincronizamos nossos órgãos (olhos, cérebro, coração...). Como igreja, aliás, mal somos humanos o suficiente para sermos comparados com um corpo ou com uma mulher. Nossas igrejas não tem alma nem dinâmica, são rígidas demais, fortes demais, com tijolos demais. Não somos luz, mas nos preocupamos muito com as contas de luz a pagar. Não iluminamos vidas e muito menos iluminamos da porta da igreja para fora, apenas para dentro. Enchemos de raios e claridade nossos palcos, nossos púlpitos e nossos cultos, mas do mundo mesmo, pouco somos luz. Sal? Só se for grosso jogado no chão. O partilhar da comida, do pão, do sal, não são pautas. Somos igreja de hora marcada, de lugar marcado.

Ser/Fazer igreja não tem como ser para si. Ser/Fazer igreja não tem como parar em paredes. Ser/Fazer igreja não tem como se limitar a hora marcada. Como naquela frase construímos nossa religiosidade? Nossa Fé? Nossa relação com o divino? Um belo bem-de-serviço. Vivemos para aumentar nossa casa, nosso negócio, nossa parede. Vivemos para cumprir nossos horários, nossos ritos, nossos compromissos com Deus. Pago minhas contas de fé e espero a entrega de meu benefício celestial. Construímos grandes templos, cheios de gente, cheios de paredes.

Corpo de Cristo. Noiva de Cristo. Sal da terra e Luz do mundo. Igreja não é parede, igreja é Corpo. Igreja não é parede, igreja é Noiva. Igreja não é parece, igreja é Sal. Igreja não é parede, Igreja é Luz. Igreja não tem horário, Igreja tem dinâmica. Igreja tem vida, tem libertadade, tem responsabilidade, tem submissão, tem gosto, tem visão. Igreja tem Humanidade. Igreja é gente. Gente que partilha de sonhos, que vive Cristo, que é Corpo, Noiva, Sal, Luz. Gente que vive Igreja todos os dias, que tem uma missão todos os dias, que sente a dor dos órgãos, a dor da vida, o sofrimento das discórdias, o desgaste da comida, a obscuridade e as trevas a sua volta. Gente que anseia por brilho, pelo Reino, que vive ser Igreja, que vive ser Cristo. Igreja que não está presa a um lugar, que não tem hora para começar e terminar. Igreja é vida, maneira de viver. Missão. Igreja não é parede. Igreja é pessoas.

"Amigos, apressem-se. Está na hora de sermos igreja." - disse o Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário