quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pra quê Deus?

Talvez esse seja o tipo de pergunta que levante os cabelos dos crentes ou as saias das irmãs das igrejas mais tradicionais. "Como assim pra quê Deus? Ora! Pra tudo!". Deus hoje de fato é para tudo, funciona mais ou menos como um horóscopo ou um guru: "Que desejas saber do sábio Guru Deus, meu filho?" - "Esteja atento pois hoje perceberá uma mudança que talvez queira muito ver". Pergunta-se para Deus se é de Sua vontade que se abra um negócio ou não, se faz vestibular ou compra uma bicicleta, se se casa com Mariazinha ou Joana, e no fim com nenhuma das duas pois já estão comprometidas. O que nos leva para uma outra função de Deus, o "Atendedor", aquele que ouve nossos desejos e realiza, o gênio da Lâmpada de Alladin. "Senhor, que Mariazinha deixe Paulo pois nós dois sabemos que ela casar comigo é que é de Tua vontade...".

Deus tem ganhado muitas funções e atribuições que não lhe competem. É mais ou menos um amigo meu que estuda jornalismo a 3 anos e hoje trabalha em um jornal como estagiário, sua grande função não é acompanhar e ajudar nas editorações, edições, correções ou seja lá mais o que for, é pegar café e buscar os filhos da jornalista que o supervisiona na escola. O Deus ao qual somos gratos simplesmente por ser bom como diz o Salmista não é suficiente. Nosso Deus agora precisa de atualizações e upgrades; precisa ser ágil, ter muitos funcionários a disposição de seus clientes (os fiéis) que inclusive já não são simples clientes, mas os chefes. "Deus eu te ordeno"

Assistindo televisão vi um homem que se dizia pastor e pregador, ele é bem conhecido, parece com o Tevez, só que sem cicatriz e com os dentes mais arrumadinhos, que enquanto falava explicava a Deus onde Ele deveria colocar os anjos e querubins no templo. Claro, porque Deus deve ter perdido a prática de guerra, está desatualizado em posicionamento tático e estratégico de seus soldados para combater as forças do mal (mais uma atribuição a Deus, super-herói). Sem levar em conta que Deus não precisa de conselho e que não há essas batalhas espirituais ezquisofrenicas, é um tanto quanto petulante o Tevez evangélico querer ter o poder acima do Todo-Poderoso.

Bom, mas se Deus não for para curar, obedecer nossas orações, guerrear com o Diabo e ser forte nas batalhas espirituais, salvar seus queridinhos seguidores com exclusividade, proteger os evangélicos... Pra quê Ele serve, oras? E o interessante é que de fato Deus não cumpre com nenhum desses papéis que descrevi ironicamente. Deus não cura um e deixa de curar outro. Deus não favorece os de fé cristã e pesa a mão aos outros homens. Deus não está esperando sua oração para "agir". Deus não é adivinhador do futuro. Deus não precisa de mim nem de você. Deus não entra em desespero quando você peca. Deus não faz festa quando você não peca. Deus não está em guerra com o Diabo. Deus não está em guerra com os homens. Deus não abre porta (e muito menos onde não tem parede como diz uma música que ouvi esses dias).

Milagreiro, curandeiro, gênio da lâmpada, mago, feiticeiro, rezadeira, Zeus, Xiva, Napoleão Bonaparte, George W. Bush e talvez o Diabo façam essas coisas. Deus não, está para além disso. Daí surge a provocativa pergunta que está no cabeçalho deste texto irônico e sarcástico. Conversando com um colega de seminário, apresentando essas funções que atribuímos a Deus mas nada tem a ver com Ele, ouvi a célebre pergunta: "Então, pra quê Deus?"...

Nossa relação é tão pagã e capitalista com Deus que não percebemos outra função para Ele que não seja colaborar com nossos desejos. Se nada ganho em ser cristão e crer em Deus, se Ele não me favorece e se não interfere no mundo, pra que Deus? A pergunta feita deve ser outra: "Pra quê você?"

Imaginemos um Deus auto-suficiente, perfeito, completo, eterno, infinito criar um mundo que só o trará dor de cabeça? (Deus não tem cabeça, é uma antropomorfização de Deus para que compreendamos o conceito). Pra que que eu existo? E aí encontramos a grande resposta: "Pra que Deus? Para que eu exista". Se compreendo que existo, vivo e me movo por Ele (Paulo diz isso, é então bíblica a idéia), a Sua existência é para que eu aprenda a viver Nele. Compreenda o que é a vida e saiba vivê-la intensamente. A chamada Vida Eterna é eterna, desde sempre e para sempre. Se minha existência tem sentido é por causa de Deus, que me apresenta uma vida eterna e verdadeira que me aproxima Dele e me traz algo que é maior e melhor que tudo: Ele.

Pra que Deus? Por Ele. Porque o sigo? Porque Ele é Ele. Um passo de fé única e exclusivamente porque sei o quanto é bom, misericordioso e amoroso. Se existo é por causa Dele. Se encontrei a vida e a Vida, é por causa Dele. Se amo e sou amado é por causa Dele. Sou grato por Ele. Vivo por Ele. Ele por Ele. Deus por Deus. Te tenho e isto me basta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário