segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Tive que escolher entre ganhar o mundo ou não perder o dia

Tive que escolher entre ganhar o mundo ou não perder o dia. Vi todas as galáxias e enxerguei o universo debaixo e de cima. Foram-me apresentados todos os reinos e seus reis, me propuseram poder e glória em troca de um nascer e pôr do Sol meus. Mas não enganei-me; dei a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Me fizeram sonhar com anjos e seres sobrenaturais. Fui convidado para ter o dom de milagres, ter poder sobre demônios e o toque de Midas. Porém, vi um clarão. Fiquei cego para aquilo que não é real, deixei de lado todas as vãs práticas antigas e mudei meus objetivos de perseguir e aprisionar para difundir e libertar. Lembrei que nada faz sentido debaixo do Sol.

Convidaram-me para todos os banquetes, os gigantes banquetes. Todo tipo de comida - as sobras e as faltas. Prometeram-me tudo, todo o alimento em meu nome. Seria senhor do resultado do trabalho dos homens, da busca do trabalho dos homens. Entretanto, me recordei de que nem só de pão viverá o homem e de que a boa fome não é de comida, mas de justiça! O bom pão não é aquele que afasta o homem da morte, mas dá ao homem a Vida. Toda a comida em troca do meu pão-do-dia.

As chaves do mundo foram entregues na minha mão em troca da porta-do-meu-dia aberta, mas não pude aceitar. Ouvi o choro da criança, senti a dor do meu avô, vi a tristeza do meu irmão e passei a fome do meu vizinho. Pensei no trabalho e no suor sem sentido que os mortais fazem debaixo do Sol. De que adianta o homem ganhar o mundo e perder sua alma? Bateu forte meu coração contrito. Sou humano. Que eu seja como aquele que sendo Deus não quis ser igual a Deus, mas esvaziou-se de si e se fez como nós.

Um dia é sem sentido demais, sofrido demais, vivo demais para ser passível de indiferença. Talvez neste dia a criança sorria, meu avô descanse, meu irmão escreva uma poesia ou eu dê um prato cheio ao meu vizinho. Talvez eu salve o dia! Quem sabe neste dia o Reino de Deus se faça? A ressureição dos justos? Talvez o mundo seja salvo! Porque trocar este dia? Para que ganhar o mundo? Antes, vale mais aprender a contar os meus dias. Antes, vale mais buscar um sentido. Antes, vale mais viver uma vida boa, uma vida eterna, nem que seja por um dia. Tive que escolher ganhar o mundo ou não perder o dia. Fiquei com o meu nascer e pôr-do-sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário