segunda-feira, 21 de março de 2011

Gigantes e Almas

Todo homem quer se agigantar. Arranha-céus, palácios, edifícios, estádios, aviões, foguetes espaciais, dinheiro, riqueza, conhecimento... um monstro chamado Ego. Se todos os admirarem debaixo para cima , os gigantes são sonhos, são heróis. Estes gigantes chamados Ego querem ganhar o mundo, querem crescer fora de si, estender seus domínios. Não querem ser livres, querem escravizar. Estes gigantes dão largos passos e logo o mundo fica pequeno, logo voltam para onde começaram, logo a vida perde sentido e o agigantar-se se transfigura em desespero. Mas é preciso crescer, nem que seja a custa de diminuir os outros. Então ao invés de agigantar-se, pois não dá mais, diminuamos os outros.

Homens monstruosos. Corações desconhecidos. Cresceram tanto para fora que mal sabem a eternidade que há dentro de si. Ego é tão gigante e Alma é tão pequena. Alma é o nome dado para aquelas pequenas pessoas anãs vistas como insignificantes. Os gigantes cresceram e tornaram-se prisioneiros do mundo que conquistaram. As almas não, foram dominadas e perderam o mundo, mas encontraram um eterno dentro de si o qual é impossível ser dominado e controlado pelos gigantes.

Dentre as Almas estava um pequeno garoto que desafiou uma vez um gigante procurando a liberdade de seu povo. Golias era tão grande por fora e tão miserável por dentro. O garoto era tão franzino e anão que em si carregava um infinito de possibilidades, era livre o suficiente para que com uma pedra pudesse mudar o rumo da estória. Dentre as Almas estava um asceta magrinho indiano que sabia tanto de sua eternidade cardíaca que disse sobre os gigantes: "Eles podem ter nossos corpos, nos machucar e até nos matar, mas nunca terão nossa obediência". Dentro de si carregava tamanha infinidade de possibilidades e eternidade que apenas com palavras derrotou gigantes.

As Almas diziam umas as outras: "Muito maior é o que está em nós do que o que está no mundo". As Almas descobriram que nada vale "um homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma". As Almas descobriram que a liberdade estava dentro dos corações independentemente dos tamanhos, mas assustava tanto os Gigantes que eles precisavam dominar algo fora de si para mostrar segurança. Os Egos não eram livres, aprisionaram-se em suas conquistas, foram controlados pelos grilhões de sua estatura. A Liberdade traz ao homem tamanho Gigante dentro de si que chega a assustar gigantes, mas é boa e eterna para os pequeninos. Para gigantes a Liberdade é território da utopia. Para Almas, liberdade está dentro dos corações.


Gratis i Kristus

Nenhum comentário:

Postar um comentário