segunda-feira, 28 de março de 2011

O primado do outro

Logo que nasci me dei conta de que estavam olhando para outro antes de olharem para mim. Estava feito! Sou o irmão mais novo. Por causa de 32 segundos a mais ou a menos, fiquei para trás e tornei-me irmão do outro. Levou consigo a chance de ganhar o primeiro nome, a ser chamado primeiro para as festas e até nas broncas seu nome vinha antes. Os convites remetiam-se em segundo a mim, em primeiro ao outro. Nasceu primeiro é primogênito. Primogênito é o outro.

De acordo com nossas regras familiares, o outro receberia presentes antes de mim. Seria ele quem levaria o nome da família. Ah! Seria ele também aquele que organizaria nossa casa. Se deu bem quem nasceu como o outro. Entendi bem o recado dos outros para cuidar do outro, apesar de sempre discutir comigo mesmo o porque o outro merecia o primado e o eu não. Invejei o outro. Até o dia que crescemos, eu como eu e o outro como outro, e resolvemos nos falar. Fui conversar com o outro...

Descobri que o outro me chamava de outro também! Achava que os olhos dos outros voltavam-se para o outro (eu) e nunca para ele (o outro). Cria que eu me via como o outro, que era querido como o outro, quando na verdade me achava rejeitado pelo outro. Enfim entendi que na verdade o primado sempre é do outro, não porque nasce primeiro ou segundo, não por ser melhor ou pior, não por ser mais fraco ou forte, mas simplesmente porque aquele que não sou eu é o outro. É na minha relação com o outro que me formo. É na relação do outro comigo e com os outros que o outro se forma. Só sou eu porque nasci com o outro. O outro só é o outro porque eu me vejo em relação com ele. Nunca nos esqueçamos do porque devemos amar o outro: o outro vem em primeiro lugar...

Um comentário:

  1. Muito muito bom...!
    Vim parar aqui meio "por acaso". Meu facebook logado, e vc foi adicionado aos meus "amigos" por alguém. Resolvi checar o link do "filósofo", especialmente pelo sobrenome, que é o sobrenome de um pastor que tive.

    Gostei do texto... gostei muito...

    fica com Deus! =)

    ResponderExcluir