quinta-feira, 16 de junho de 2011

De minha leitura para a tua - Lendo Lucas 10: 25 - 37

Tenho refletido bastante sobre uma postura que faça sentido e diferença para a vida de alguém. Gosto muito de escrever e principalmente de criticar as estruturas antigas que viciam e fazem mal, não por serem antigas, mas por serem viciantes e fazerem mal, simplesmente. Assim como também critico as novas drogas que tem surgido no mercado, passado pelo crivo da legalidade e viciado tanto quanto os antigos alucinógenos viciam. O segredo não está na fórmula que se usa, mas na necessidade de utilizarmos fórmulas para saciarmos nossas doenças, escondermos nossas crises e fugirmos da dor. Hoje a morfina resolve o problema da dor, mas não o do sofrimento. Por isso, venho pela primeira vez escrever no intuito não de criticar, nem de propor fórmulas e muito menos de querer produzir um conhecimento, mas expressar num devocional uma leitura de um texto Bíblico que por esses dias falou comigo...

Seja muito bem-vindo ao livro de Lucas e suas estórias:

Lucas 10: 25 - 37

Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou:

- Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?

- O que está escrito na Lei?, respondeu Jesus, E como você a lê?

Ele respondeu:

- "Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento" e "Ame o seu próximo como a si mesmo".

Disse Jesus:

- Você respondeu corretamente. Faça isso e viverá.

Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus:

- E quem é o meu próximo?

Em resposta, disse Jesus:

- Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu de estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: "Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver... Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?

- Aquele que teve misericórdia dele, respondeu o perito na lei.

Jesus lhe disse:

- Vá e faça o mesmo...

Não tenha pressa, leia novamente o texto que acabaste de ler. Para mim, ler um texto bíblico requer um tempo de respiro e reflexão. Enquanto leio, também tenho a mania de desenhar um filme em minha cabeça, fazer uma super-produção cinematográfica bem clichê e holywoodiana.

A pergunta respondida no texto é: "quem é o próximo?". Automaticamente respondo a mim mesmo que o próximo é aquele homem deitado à beira da estrada machucado e sofrido e eu devo amá-lo. Pois bem, mas esta não é a resposta dada no texto. O próximo daquele pobre homem sofrido é o seu ajudador, aquele que teve misericórdia dele. Interessante como os valores começam a se misturar. Sim, o próximo também é o homem caído pela estrada, mas o próximo dele é aquele amante bondoso caracterizado por um samaritano. "Vá e faça o mesmo...", quer dizer, seja também um amante, não um caído na estrada. Seja próximo, ame o próximo. Próximos são aqueles que amam. Próximos são aqueles que sofrem. Amantes sofredores e sofridos amados. Próximo que cuide do próximo. Seja amante, seja quebrantado.

Uma estória como esta muito me encanta, pois o próximo de quem sofre é quem ama, e todos devem amar os seus próximos. Se somos sofredores, assim amemos, e se somos amantes também soframos ou sofremos. Sofrer e amar nos tornam próximos. Todos sofremos e todos deveríamos nos amar. Amar ao próximo não é ter pena do desvalido, mas, como sofredores, amarmos os amantes sofrerndo com os sofridos. Ame o teu próximo como o samaritano, que era o próximo daquele homem caído. Sejamos os próximos sofridos amantes a serem amados...



Gratis i Kristus

Nenhum comentário:

Postar um comentário